segunda-feira, 2 de maio de 2011

Em comemoração ao mês da dança nossa segunda Jam do ano aconteceu na última quinta-feira, dia 28/04. Contamos com a convidada Daniela Amoroso, que nos trouxe como estímulo inicial ritmos e movimentos das manifestações populares como o samba e a ginga da capoeira. Desta vez a trilha sonora foi, em sua maioria, composta ao vivo através de ritmos, canções e/ou palavras. O ritmo se manteve como estímulo catalizador de toda a Jam, porém com diferentes possibilidades em movimentos, o samba, a ginga, a dança contemporânea, o break, hip hop promoveram diálogos. A platéia pode participar do desenvolvimento da trilha sonora por meio de chocalhos que foram distribuidos, bem como por meio palmas e percussões corporais. Um microfone foi disponibilizado em cena em conjunto a instrumentos e livros de Borges, Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.Os livros... não foram muito utilizados. Wan, David, Marvan e toda equipe do teatro colaboraram para a produção de uma iluminação, bem como a utilização de um tecido para projeção de sombras, que foram elementos motivadores e transformadores dessa Jam. Contamos com a presença dos alunos da escola Central que têm aulas de dança com os orientandos da profa. Virgínia (PIBID). Obrigada pela presença!! A participação de vocês foi muito gratificante e enriquecedora para o projeto. Debatemos bastante sobre a questão da democratização que a Jam pode promover e de como essa democratização nos desafia a uma dramaturgia para apreciação estética em Dança. Escrevam, debatam, continuemos em Jam de palavras...
E imagens:







4 comentários:

  1. Ai show, muito massa é uma sensação totalmente agradavel, uma energia total positiva, gostei muito e quando tiver uma outra oportunidade não vou faltar..a galera esta de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. O JAM é uma proposta deliciosa que nos traz uma sensação única e agradável.A cada JAM temos uma percepção de como fazemos para tornarmos parte de um todo e de como interagimos no espaço cênico,com suas adversidades e sem perder nossa singularidade. Essa Jam trouxe uma proposta de ritmos que me deixou muito a vontade,já que, são ritmos que convivem em nossa sociedade. Aguardar um mês pra próxima JAM é castigo!(risos).
    Parabéns a todos que fazem a JAM acontecer!
    Bjs e abrçs

    Ramon Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Com certeza ramon. Se é delicioso e agradável pra vc fazer a jam como participante, imagine pra mim que a produzo juntamente com a pró Patricia. É muito bom ver as cenas acontecendo e poder contribuir com isso a partir da iluminação. Tenha certeza de que cada jam terá uma novidade.

    Aguardo vcs na próxima jam...
    Abs
    Wandenson Monção

    ResponderExcluir
  4. Vamos para a Jam???

    "A Jam Session (Encontro de improvisação): momento cênico em movimento é projeto de extensão da Escola de Dança da UFBA e tem por objetivo pesquisar a improvisação em sua potencialidade integradora entre interpretação e criação através da realização de Jam sessions.
    O foco do projeto está no exercício cênico criativo e na compreensão das exigências técnicas da improvisação para o momento da cena, permitindo assim, a realização e apresentações públicas de Jam Sessions, promovendo a pesquisa em improvisação e a apreciação estética".
    Patrícia Leal, coordenadora do projeto.


    A Jam é aberta à qualquer pessoa que tenha interesse, por isso você não pode ficar de fora.


    A próxima Jam acontece no dia 26/06, na próxima quinta-feira, às 15h, no Teatro do Movimento da Escola de Dança de Dança da Ufba, em Ondina.
    Convidado: David Iannitelli.

    Contamos com a sua presença.




    Att,
    Equipe organizadora da Jam.

    ResponderExcluir